300x300

VASCULITE
 

O termo vasculite significa inflamação e destruição da parede dos vasos (artérias e veias). Como consequência dessa lesão nos vasos, o fluxo sanguíneo torna-se menor prejudicando a irrigação de determinado órgão ou tecido do nosso organismo. Portanto, a diminuição do fluxo sanguíneo acarretará diversas manifestações clínicas, de acordo com a região do nosso corpo envolvido. Por exemplo, na pele pode aparecer manchas chamadas de púrpuras ou nódulos e em casos mais graves até úlceras. Se o intestino for acometido, o paciente pode apresentar dor abdominal e sangramento intestinal. Se o pulmão for acometido, o paciente pode apresentar tosse com sangue e se o rim for acometido, sangue e proteína podem aparecer no exame de urina.

As vasculites são classificadas de acordo com o tamanho do vaso acometido em vasculites de grande, médio e pequenos vasos. Para o diagnóstico das vasculites de pequenos vasos, em alguns casos faz-se necessário biópsia da pele. Já para o diagnóstico das vasculites de grande e médio calibres, algum exame de imagem será necessário.

Na Pediatria, as duas vasculites mais comuns são a Púrpura de Henoch-Schonlein (PHS) e a Doença de Kawasaki (DK).

Púrpura de Henoch-Schönlein (PHS)

É a principal vasculite em crianças e adolescentes. Caracteriza-se por inflamação nos vasos de pequeno calibre, os capilares. Essa inflamação leva as principais manifestações clínicas da PHS, tais como: púrpura palpável em membros inferiores e nádegas devido ao sangramento dos capilares para a pele, nefrite (inflamação nos rins), dor abdominal e sangramento intestinal devido à inflamação dos vasos no intestino, artrite e/ou artralgia e em meninos orquite (inflamação nos testículos). Geralmente apresenta evolução autolimitada e a maioria dos pacientes faz uso apenas de antiinflamatório, mas em alguns casos pode ser necessário internamento para tratamento com corticóide. Mesmo após resolução do quadro agudo, esses pacientes devem manter seguimento ambulatorial para acompanhar possível acometimento renal.

Doença de Kawasaki
Essa vasculite acomete principalmente crianças menores de 5 anos de idade. A principal manifestação é febre com duração maior que cinco dias, associado a conjuntivite não purulenta, língua em framboesa, faringite, lábios fissurados, rash polimórfico e presença de gânglio cervical. Como a criança apresenta-se bastante irritada, por vezes não é incomum o diagnóstico inicial de meningite. Em outros casos, esses pacientes também podem serem diagnosticados como infecção urinária pois apresentam alteração no exame de urina. Se não diagnosticados e tratados corretamente, esses pacientes podem evoluir com dilatações nas artérias coronárias de diversos tamanho. O principal exame de imagem que faz esse diagnóstico é o ecocardiograma. O tratamento é com uma medicação chamada de imunoglobulina humana e sua administração é intravenosa em ambiente hospitalar.

LINKS

https://www.printo.it/pediatric-rheumatology/BR/info/8/P%C3%BArpura-de-Henoch-Schonlein

https://www.printo.it/pediatric-rheumatology/BR/info/7/Doen%C3%A7a-de-Kawasaki