300x300

Lúpus

Lúpus eritematoso sistêmico de início na infância

O lúpus é considerado o modelo de doença autoimune sistêmica. Aproximadamente 20% dos casos de lúpus acometem crianças e adolescentes, por isso o termo lúpus eritematoso sistêmico de início na
infância. A média de idade ao diagnóstico de lúpus na infância é de 12 anos, sendo muito raro seu diagnóstico antes dos 5 anos. Assim como nos adultos, a doença acomete vários órgãos do nosso corpo como a pele, coração, pulmão, rim, o sistema nervoso, as juntas e as células do sangue. Sendo que na criança as manifestações renais, do sistema nervoso e das células do sangue são mais comuns e graves. Na sua fase inicial, a criança geralmente apresenta-se com febre, cansaço e anorexia.




O diagnóstico de lúpus é feito de acordo com as manifestações clínicas que o paciente apresenta junto com alguns exames de sangue e urina. O principal exame que ajuda no diagnóstico de lúpus é o FAN, que deve ser interpretado com muito cuidado pelo médico que solicitou esse exame.

O tratamento inicial é realizado com corticoide e a maioria dos casos necessita também de drogas imunossupressoras, também conhecidas como drogas poupadoras de corticoide. A criança e o adolescente com lúpus devem evitar exposição ao sol, fazerem uso de filtro de proteção solar, praticarem atividade física, evitar excesso de sal e açúcar e terem ingesta adequada de cálcio na dieta.

LINKS
https://www.lupus.org/

https://www.reumatologia.org.br/doencas/principais-doencas/lupus-eritematoso-sistemico-les/

https://www.printo.it/pediatric-rheumatology/BR/info/3/L%C3%BApus-eritematoso-sist%C3%A9mico