O termo Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) refere-se a um grupo de doenças caracterizada principalmente por artrite crônica em crianças com menos de 16 anos. Artrite é definida pela presença de derrame articular numa determinada articulação e crônica significa duração maior que 6 semanas. A dor, em alguns casos, geralmente não é uma manifestação clínica frequente. AIJ é a principal doença reumatológica na Pediatria. Os principais tipos de AIJ são: AIJ oligoarticular, AIJ poliarticular e AIJ sistêmica.
AIJ poliarticular (mais que 5 articulações) além de joelhos e tornozelos, geralmente punhos, cotovelos, pequenas articulações das mãos e pés e coluna cervical estão envolvidas. Um exame de sangue chamado fator reumatoide está presente em 5 a 10% dos casos. Esse tipo acomete crianças mais velhas e a doença tende a ser mais agressiva do que o tipo oligoarticular.
AIJ sistêmica, também conhecida como Doença de Still, apresenta como principal manifestação clínica a febre. A inflamação nas juntas pode não aparecer no começo da doença. A criança apresenta várias outras manifestações com manchas na pele (rash), inflamação no pulmão, coração, gânglios, fígado e baço. Nesse tipo, o diagnóstico diferencial é amplo, e antes de confirmar o diagnóstico de AIJ sistêmica é imperativo descartar doenças infecciosas e neoplasias, além de outras doenças inflamatórias.
Para o diagnóstico dos diversos tipos de AIJ, alguns exames complementares são necessários, desde simples exames de sangue até exames de imagem como ultrassom e ressonância. Uma vez realizado o diagnóstico, o tratamento é individualizado e pode abranger desde infiltração intra-articular com corticoide, uso de anti-inflamatórios, metotrexato e casos refratário drogas imunobiológicas.
LINKS
https://www.printo.it/pediatric-rheumatology/BR/info/2/Artrite-Idiop%C3%A1tica-Juvenil
http://www.kidsgetarthritistoo.org/
https://arthritis.ca/about-arthritis/arthritis-types-(a-z)/types/childhood-arthritis